É um país bonito, elegante, tem uma capital lindissima, mulheres bonitas, uma grande equipa de rubgy, uma vasta e importante cultura.
É um pais latino e a grande influência francofona na minha juventude, aliada a inumera familia que ainda neste momento tenho neste pais, talvez contribuam ainda e muito para esta admiração.
França é tambem responsável por alguns dos maiores acontecimentos da história desta velha Europa.
Numa altura em que a Europa, e o mundo capitalista em geral, deriva numa anarquia descontrolada de neoliberalismo patético, de pressão imensa sobre o trabalho, numa altura em que as grandes empresas transnacionais nunca tiveram tanto lucro, eis que novamente a França se levanta.
Os protestos agendados para hoje em França, contra o famigerado CPE (contrato de primeiro emprego), poderão levar á rua milhões de franceses em manifestações sem precedentes.
De França sempre vieram grandes exemplos de unidade nacional em torno de causas comuns.
As ultimas culminaram em Maio de 1969.
Antes disso a Revolução Francesa, conjunto de acontecimentos que entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799 alteraram o quadro político e social da França, foi considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea, em que foi abolida a servidão e os direitos feudais em França e se proclamaram os princípios universais:
Liberté, Egalité, Fraternité
Dois seculos passados, arrisco acrescentar a estes principios mais dois:
Honnêteté, Travail
Vive la France
No comments:
Post a Comment