Tuesday, June 27, 2006

ATL (II)

Fui durante anos seguidos dirigente de Associações de Pais em escolas, do pré-escolar e 1º ciclo, neste concelho.Durante anos lutei, neste grande movimento associativo, por melhores condições para os alunos destes ciclos de ensino, em que as autarquias têm enormes responsabilidades ( edificios, refeições, desporto escolar, apoio social, etc,etc).Das "coisas", pasme-se, que com muita luta foi conseguido acordar(algumas ainda não se conseguiram levar a efeito), saliento:

1. Definir o plafond financeiro passível de ser utilizado pelas escolas e jardins de infância na execução das pequenas reparações cometidas às juntas de freguesia, bem como na realização de despesas conducentes à melhoria daqueles estabelecimentos de educação e ensino.
2.Dotar de aquecimento as escolas do Município.
3.Dotar as instalações escolares de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico de telefone, assumindo os encargos com a assinatura mensal e com um plafond de impulsos adequado a cada estabelecimento.
4.Criar um Centro Municipal de Recursos Educativos para apoio ao funcionamento dos estabelecimentos ( com fotocopiadoas, projectores de video, leitores de video,etc,ect).
5.Atribuir, a cada escola do 1º ciclo do ensino básico da rede pública e a cada jardim de infância de iniciativa autárquica não integrado na rede pública, uma verba indexada à que o Ministério da Educação atribui aos jardins de infância da rede pública, para materiais didácticos (75% para escolas e 100% para jardins de infância).
6.Proceder à inventariação e ao levantamento das necessidades de mobiliário, equipamento e material didáctico dos estabelecimentos no sentido do seu apetrechamento, com colaboração do Centro da Área Educativa de Coimbra.
7.Inventariar as necessidades de alimentação dos alunos para a implementação de uma rede municipal de refeitórios escolares.Suportar, no âmbito dos mecanismos de acção social escolar, o preço tabelado da refeição dos alunos carenciados (100% para os alunos do escalão A e 50% para os alunos do escalão B), bem como o diferencial entre o referido preço e o custo da refeição de todos os alunos que, através da escola ou da associação de pais, usufruem desse serviço.
8.Colaborar com o Centro da Área Educativa de Coimbra na fixação da área de influência das escolas do 1º ciclo do ensino básico enquanto condição necessária à elaboração de um eventual plano de construção de novas salas de aula.
9.Promover actividades de complemento curricular e de animação sócio-educativa.
10.Elaborar um plafond faseado de reabilitação e manutenção do parque escolar articulado com a preservação do património arquitectónico escolar e a expansão da rede de educação pré-escolar.
11.Reforçar as condições de segurança das escolas, nomeadamente no que se refere à prevenção de acidentes rodoviários, pavimentação de recreios, vedações, salubridade, iluminação exterior e prevenção de incêndios.
12.Promover a criação de uma Comissão Municipal de Educação.

Estavamos em 1998( há oito anos atrás) e como se pode depreender pelo acordo, nessa altura, as escolas e jardins de infância, não tinham telefone, aquecimento, os alunos não tinham alimentação, não tinham materiais didáticos, os estabelecimentos estavam a cair, colocar uma simples lampada era ( nalguns casos ainda é) uma tragédia.Já na altura se colocava a necessidade e a exigência da CMC promover actividades de enriquecimento curricular ou ATL (actividades de tempos livres).Nunca a CMC foi sensivel a esta reenvidicação antiga.Nunca ao longo destes anos, apesar de todas as autarquias vizinhas o fazerem, a Câmara Municipal de Coimbra levou a cabo qualquer organização destinada ás crianças deste nivel de ensino.Nunca promoveu uma actividade extra-curricular, nunca promoveu actividades desportivas, nunca promoveu actividades ludicas, mesmo na responsabilidade máxima ( o serviço de refeições) nunca promoveu por sua livre iniciativa a gestão de um unico refeitório. Sempre foram os pais, através das suas associações ou de IPSS, a fazerem a gestão dos refeitórios, cabendo á CMC somente o pagamento devido, e mesmo este, chega com vários meses de atrazo e só, quase sempre, depois de muito protesto.Nunca a CMC teve uma iniciativa condigna para com o 1º Ciclo ou pré-escolar.Em todos os momentos, e substituindo-se ás responsabilidade da autarquia, as Associações de Pais, organizaram-se, e através delas ou de IPSS por elas criadas e/ou contratadas, levaram a efeito a organização de actividades de tempos livres, com inclusão de actividade de enriquecimento curricular, como linguas estrangeiras, musica, artes plásticas, desporto, campos de férias, gestão de refeitórios.Em alguns casos, como é o exemplo da escola do 1º Ciclo do Qta das Flores até um pavilhão para a escola foi adquirido pelos pais.No caso da Solum a rede informatica foi totalmente custeda pela Associação de Pais e a sala de professores totalmente equipada num projecto da Associação de Pais.Para tal as Associações contrataram gente, deram emprego a muitos jovens, criaram melhores condições para os jovens deste concelho.A CMC nunca se importou. Nunca ajudou e sempre complicou.Então donde vem esta febre actual de querer fazer. De um momento para o outro, a mesma organização, cuja componente directiva se mantêm intacta, apesar dos vários vereadores que têm tido a responsabilidade pela educação ( Henrique Fernandes, Manuel Machado, Luis Vilar, Nuno Freitas, Carlos Encarnação), decide trabalhar.Porquê? o que (quanto) ganha com isto?Terá sido a anterior experiencia com a Lingua Inglesa assim tão "enriquecedora"?Afinal "tanto" trabalho é em prol de quê, ou de quem?

2 comments:

NR said...

Caro amigo: o teu comentário no Avenida trouxe-me aqui - sítio que desconhecia até hoje.
Como sabes sou muito perto de liberal. Acho que Estado tem um papel reduzido.
Mas sou testemunha de que tu e mais uns quantos (poucos) têm dado muito mais do que aquilo que um liberal pede aos cidadãos.
Um grande abraço.

JN said...

O problema meu caro não é o cidadão fazer, é quem tem a responsabilidade receber o dinheiro e quem tem a necessidade trabalhar e pagar.
Chama-se a isto chulisse ou não querendo ser malcriado "filha da putisse".
Um grande abraço